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O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO NA DEFINIÇÃO DA AÇÃO PROMOCIONAL

Por Adriane Zagari –  Presidente da HZ Eventos

Muitas vezes quando se pensa em ação promocional somos tentados a pensar direto no resultado da mesma, pulando etapas valiosas no processo.

O objetivo de uma promoção sempre será crescer em mercado e participação, porém, toda empresa tem um planejamento de comunicação feito para sua marca e produtos, e se não tem, deve começar imediatamente.

Quando recebemos na HZ Eventos um briefing para contratação de uma ação, a primeira coisa que olhamos é o perfil do cliente e do produto, pois a proposta precisa estar adequada a esse cenário. Caso contrário, a probabilidade de não atingir o objetivo é grande.

A forma como as empresas expõem os seus produtos ou serviços, com o objetivo de conquistar novos clientes, deriva da estratégia de comunicação. Sabendo a importância desse processo separei algumas dicas para chegar a resultados efetivos.

Como usar a comunicação e promoção a favor de sua empresa:

Avalie a empresa

Vamos avaliar as variáveis internas e externas associadas à empresa ou marca. A famosa tabela Swot.

Com ela você deve considerar, além dos pontos fortes e fracos:

  1. a) Estrutura e caracterização da empresa;
  2. b) Mercado;
  3. c) Clientes;
  4. d) Concorrência;
  5. e) Produtos;
  6. f) Distribuição;
  7. g) Vendas;
  8. h) Publicidade e Relações Públicas.

Defina os alvos antes de definir a ação promocional

Neste processo é importante considerar todas as variáveis encontradas no processo de avaliação. Deve-se ponderar os clientes em potencial, o mercado, e, principalmente, os shoppers (influenciadores). Na sequência define-se as metas e os alvos, a estratégia e a verba.

Estabelecer objetivos é parte fundamental do processo

Na hora de estabelecer os objetivos lembre-se que eles devem estar em consonância com a empresa e suas metas. Considere, também, nos objetivos, os mesmos critérios da tabela Swot. Assim, você poderá estabelecer rentabilidade das ações, visibilidade da marca, escoamento de produto, crescimento de mercado, e, principalmente, a satisfação do cliente.

A promoção deve fazer parte do mix de comunicação

Hoje a comunicação é 360º. Não cabe ações isoladas. Todas elas devem ter relação entre si, as ferramentas devem ser adequadas para cada ação, e, principalmente, para cada público.

Com base nisso, defina o mix de comunicação e inclua a promoção levando em consideração todos os pontos considerados até aqui.

Explore a criatividade

Essa etapa pode, e deve ser, feita em parceria com uma agência. Juntos, vão considerar o plano de comunicação, os objetivos, o público e o retorno. Com base nisso, a ação promocional deve ser criativa, usando elementos diferenciais que se identifiquem com a marca. A mensagem da ação deve estar alinhada aos atributos da marca.

Avalie o público a ser atingido

Uma ação de sucesso deve estar alinhada com o público-alvo da empresa naquele momento e com os objetivos estabelecidos. A meta é atingir a um nicho de público especifico, seja para fidelização ou novos clientes. A justificativa para a realização da campanha/ação promocional é fundamental.

Treinamento da equipe é o diferencial

A equipe que vai executar o trabalho precisa ser treinada e receber as informações sobre a empresa, o produto e os objetivos esperados. A comunicação com a equipe de trabalho é fundamental para alcançar os resultados.

Avaliação e controle garante o resultado

Toda ação precisa ser medida. Para verificar o retorno e viabilidade necessita-se ter controle de performance. Uma boa estratégia permite transformar as ações de comunicação integrada em cases de sucesso, com alta rentabilidade.

Além dessas etapas, você pode incluir outras que achar prudente. O importante é o alinhamento entre a empresa e seu planejamento em comunicação, seus objetivos, metas e resultados. A equipe de trabalho, seja fixa ou contratada, faz parte desse processo desde o projeto, execução e resultado.

Cumprindo estas etapas tenho certeza que você obterá êxito. Desejo sucesso neste processo e boas vendas.