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Qual o momento ideal para pensar no casting da sua campanha?

Dicas para identificar o casting certo para cada marca e ação

O planejamento para uma ação promocional envolve muitas e diferentes etapas, desde infraestrutura ao material promocional.

Após muitas ideias, a primeira ação normalmente é definir o budget.

Porém, a definição do casting, ou seja, a escolha da equipe que irá transmitir a mensagem ao seu público, geralmente (e infelizmente) fica como a última fase do projeto.

Mas você já parou e avaliou, se isso efetivamente é o correto?

Ou se perguntou: Em qual etapa deve pensar na equipe que vai executar a ação promocional?

Bem, a resposta é simples:  Assim que definir que ela será realizada!

De fato, quando pensar em promoção de PDV (ponto de venda), receptivo em stand, evento corporativo, em modelos de passarelas e fotografia ou eventos de outros segmentos, deve priorizar um roteiro para eleger as pessoas certas que vão apresentar o produto ao cliente.

Essa seleção deve conter alguns critérios e vinculação com sua marca. Para tanto, separei algumas dicas:

1. Procure uma empresa especializada como parceiro.

Veja no mercado uma empresa que possa te oferecer as melhores soluções quanto a mão de obra, com experiência e know how, uma grande seleção de profissionais e que se preocupe com treinamento e capacitação.

2. A definição deve ir além da aparência física.

Avalie também pela boa comunicação interpessoal, criatividade, educação e iniciativa dos profissionais.

A sua equipe ideal também precisa ser compatível com o público-alvo do evento ou ação.

3. Escolha profissionais que potencializem os resultados.

Se houver experiências interativas, escolha profissionais que possam se envolver na ação e potencializar o resultado com gentileza, criatividade e empatia.

Abuse da diversidade para compor um grupo que se identifica com o cliente.

4. Escolha a roupa certa para cada pessoa.

Invista no visual de forma homogênea. Mas, lembre-se: as pessoas devem se sentir confortáveis com os uniformes da ação.

A equipe e sua aparência devem compor de forma efetiva para ação.

5. Invista em treinamento e capacitação.

Quanto mais seus contratados souberem sobre a empresa e seus produtos, mais chances de retorno positivo.

De nada adianta, por exemplo, trabalhar o melhor visual e ações sensoriais, se o cliente tiver dúvidas e um atendente não souber saná-las.

6. Estabeleça metas levando em consideração o perfil da equipe.

Comunique quais são os objetivos da empresa e como cada um pode contribuir.

Motive as pessoas no processo, isso fará toda a diferença!

 

Pronto, agora é só partir para a execução de suas ações e garantir o melhor resultado em vendas.

 

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Por Adriane Zagari –  Presidente da HZ Eventos