mulher passando batom
O poder da estética e da ética no desenvolvimento pessoal e profissional
22 de agosto de 2019
Qual o momento ideal para pensar no casting da sua campanha?
22 de agosto de 2019
mulher passando batom
O poder da estética e da ética no desenvolvimento pessoal e profissional
22 de agosto de 2019
Qual o momento ideal para pensar no casting da sua campanha?
22 de agosto de 2019
Mostrar todos

O mercado de festas e eventos cresce 14% ao ano e tem boas projeções para 2019.

Cenário positivo para o mercado de festas e eventos em 2019.

Na contramão da crise, o mercado de festas e eventos é um dos poucos que prosperam, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas e Eventos (ABEOC)[1] esse segmento cresce, em média, 14% ao ano.

Diga-se de passagem, o brasileiro é eleito um dos povos mais carismáticos e festeiros do mundo. Mesmo com o cenário instável, novos temas e formas de celebrações surgem da noite para o dia.

Para se ter uma ideia, esse setor movimentou R$17 bilhões em cerimônias e festas em 2017, segundo dados da Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta)[1].

Com isso, o sinal está verde para quem busca oportunidades de negócios e estabelecer novos nichos nesse segmento.

De acordo com a designer de festas e produtora de eventos, Juliana Françozo, profissional conceituada em seu meio, o mercado de festas infantil é uma grande aposta para quem deseja empreender.

Pioneira em utilizar flores naturais em festas infantis, a decoradora é reconhecida por dar um toque intimista às decorações, levando bom gosto e personalização.

Nessa mesma linha, surgem no mercado temáticas mais ousadas, que buscam inspirações variadas, como:

  • o fundo do mar
  • zoológico
  • colorido e até no “quarto da criança”

Para a designer, o conceito “desconstruído” permanece em alta, seja nos balões de festas infantis, seja nas mesas de cerimônias e eventos sociais.

“As misturas de estampas e texturas continuam em alta, já as tendências antigas como cactos, unicórnio, panda e lhamas também devem permanecer fortes”, explica.

As marcas e empresas de eventos, por sua vez, estão cada vez mais preocupadas com a tecnologia e com o marketing experiencial.

Segundo Luciana Locchi, empresária e co-fundadora do Clube da Mesa Posta – primeiro clube de assinaturas para mesa posta e consultorias no setor -,  a tendência é propiciar vivências únicas e personalizadas para o público, como também criar uma nova experiência na arte de decoração e do bem receber.

Com mais de 20 anos no mercado de eventos, a consultora do CMP, explica que alguns fatores influenciaram para que as pessoas resgatassem o convívio ao redor da mesa.

No âmbito da arquitetura, notam-se casas com áreas integradas favorecendo um ambiente mais acolhedor.

Com a crise econômica nos últimos anos, as pessoas passaram a optar por receber os amigos em casa e até a moda tem chegado às mesas.

Segundo Locchi, o conceito do ‘Bem Receber’ abraça todos os segmentos, possibilitando uma experiência real com base nos momentos que serão compartilhados.

“O bem receber é um complemento de todo evento. Muitos cerimonialistas e decoradores pecam em pequenos detalhes, seja na posição errada de um talher, seja na disposição errada de uma mesa posta.

O bem receber possui um olhar voltado para o acolhimento como um todo, para que tudo saia perfeito no evento”, explica.

O tema será pauta nas feiras promovidas pela Francal Feiras, que acontecem de 31 de maio a 03 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo:

  • Natal Show
  • Expo Festas
  • Parques e Candy & Cake Show

Nos eventos, o Clube da Mesa Posta fortalecerá o mercado por meio de compartilhamento de informações, curadoria de boa parte do conteúdo do evento promovendo debates, seminário exclusivo para lojistas e expositores, palestras focadas no ato de receber, mostra de mesas em parceria com influenciadoras do segmento de festas, workshops, consultoria de decoração e muito mais.

Por Adriane Zagari –  Presidente da HZ Eventos